top of page

A Casa Samambaia é um coletivo artístico-cultural e sócio-ambiental criado em junho de 2020. Nosso objetivo é desenvolver alternativas de preservação para diversos segmentos sociais, ambientais e culturais, consolidando parcerias para a despoluição dos importantes ecossistemas envolvidos, tendo em vista as cachoeiras e nascentes de Raiz da Serra.
 
Para nós, é de suma importância manter o patrimônio ambiental e cultural preservado como elemento articulador da região, promovendo a aproximação da comunidade com metodologias e ações que tenham como princípio o respeito às pluralidades.
 
Acreditamos que a arte tem um papel fundamental na construção do ser humano e na conservação de suas multiidentidades. Ela é nosso ponto de integração como mecanismo de transformação social, preservação ambiental e legitimação dos saberes das comunidades tradicionais da região.

Missão: Criar pontes entre instituições nacionais e internacionais voltadas para manutenção da memória cultural e preservação ambiental, e que estejam em consenso com as particularidades das comunidades tradicionais de Raiz da Serra, no Caminho do Ouro.
 
Visão: Reconhecer que a articulação e conexão entre órgãos responsáveis pela preservação é capaz de criar impacto mais profundo e positivo no fomento sociocultural e ambiental. Essa comunicação social possibilita o fortalecimento dos projetos para suas realizações junto às comunidades tradicionais.
 
Valores: Respeito, Consciência cultural, ambiental e social; Coletivismo e Excelência Gestacional.



O começo...

 A percepção do impacto destrutivo causado ao ecossistema (nascentes e cachoeiras), bem como o abandono do Caminho do Ouro e a precariedade do funcionamento da linha férrea que liga Saracuruna a estação Vila Inhomirim, fez a artista  Joana Bueno idealizar a Casa Samambaia, convidando Andrea Mello para formarem parte do Coletivo Cultural e Ambiental. O nome é dedicado às samambaias nativas da região de Raiz da Serra.

bottom of page